Este
texto fala-nos sobre aprendizagem através da internet, sendo caracterizada para
muitos como uma aprendizagem online, representada como meio de comunicação
bastante vantajoso, pela capacidade que os participantes têm de ligar-se entre
eles, ou até de chegarem à informação desejada.
A internet é considerada um meio de comunicação
muito poderoso, pois permite através da sua ligação “(…) providenciar um crescimento rápido de
ligações que potencialmente aumentarão, experiências multissensoriais (…)”(Fahy,
2008, pp 16), do qual serão adequadas às necessidades distintas.
Vemos que a
internet pode ser “alterada” pelos próprios docentes, podendo ser adequada às
necessidades individuais de cada
aluno, apoiando-os a uma interacção e colaboração, tornando assim uma instrumento
de aprendizagem muito poderoso.
No entanto, o seu aproveitamento à
Web quando não é o mais adequado pode resultar num empobrecimento. Quanto à “Web
1.0”, os materiais que dispõem não são os mais adequados, pois dispõem simplesmente
de um aspecto unilateral da informação o que acaba por reduzir a
interatividade. A segurança da comunicação, bem a
sua confiança poderão ser suspeitas, pois nem toda a informação coloca na
internet é de fonte credível. Para usar de forma correcta necessita de literacia
e agilidade com o computador.
“A internet oferece meios para atrair a
atenção dos alunos e apresenta oportunidades em focar percepções e chamadas
imediatas. A participação do aluno pode ser efectuada, especialmente com
comunicações mediadas por computador (…)” “(…)”e no uso de projectos de aprendizagem colaborativa. (…)”(Fahy,
2008, pp 16).
A Web 2.0 é
caracterizada como a Web de escrita, pois possibilita aos seus beneficiários, “(…)
criar e fazer circular os seus próprios materiais
(…)”.(Fahy, 2008, pp 17).
Actual Web
(Web 1.0), foi concebida para ser bilateral, mas como o seu crescimento foi
bastante acentuado, “(…) as ferramentas
de edição falharam para dar continuidade aos browsers no uso mais alargado;
agora com a ascensão dos blogs e Wikis, este balanço está a ser corrigido (…)”(Fahy,
2008, pp 17).
Com o desenvolvimento
e consentimento da Web 3.0, caracterizada como a Web semântica, esta integra a comunicação
de banda larga móvel de grande seguimento para os serviços completos da Web,
incluindo terminologias que possibilitam aos computadores o planeamento e o esboço
de conclusões que podemos retirar dos dados online. A Web 3.0 está suposta ser
desenvolvida em três superfícies:
1- O aumento de comunicação à internet, através
dos dispositivos móveis;
2- A importância gradual do uso da capacidade desta
tecnológica e a sua capacidade social;
3- O
procedimento persistente de classificar a informação, para que este faça
sentido às máquinas como aos indivíduos. Na Web 3.0, a informação online, é
codificada de maneira a que os computadores estejam competentes para encontrar e
obter a informação. “(…) Nesta versão da
Web, as máquinas estarão aptas a ler páginas Web tanto quanto os humanos e os
profissionais de software poderão “vaguear pela net e encontrar o que procuram”
(…)”(Fahy, 2008, pp 17).
Podemos concluir que para (Talbot, 2005), o que foi
referido na Web 3.0, não poderá suceder dentro da internet actual, porque
actual Web tornou-se muito fraca é necessário determinar com precisão “(…)
formas estandardizadas de metadata, para os milhões de itens já existentes na
internet.” (Fahy, 2008, pp 17).
Bibliografia
- Fahy, Patric J. (2008), As Características
dos Meios de Aprendizagem Interativa Online., Athabasca Universit (Tradução de:
Maria Francisco, Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara
Pereira). Texto disponibilizado na Unidade Curricular de Educação e internet,
actividade C, acedido em:
http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2609562.
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