Ao longo deste semestre foi solicitado que procedêssemos
à leitura da obra Educação Online e que fizéssemos um comentário crítico sobre
um capítulo. Para tal, depois de uma leitura minuciosa aos diferentes capítulos
para estudo, pode depreender que o que achei mais pertinente na minha opinião
foi o terceiro capítulo de estudo, que é o capítulo VI “Personal Learning environments: um pretexto para repensar a
aprendizagem em plataformas digitais”, onde aborda o método de ensino
online autodirigido, e onde o aluno através dos “ambientes pessoais de aprendizagem”, realiza a sua própria
aprendizagem.
Segundo a autora Augusta Nascimento, as noções
de Personal Learning Environments e
de Self Directed Learning, são
caracterizadas como os próprios meios de ensino e o ensino autodirigido, onde os
seus interesses incidem sobre uma aprendizagem online. Para a autora estes conceitos
contribuem para o progresso da aprendizagem.
A aprendizagem fundamentada no conetivismo
consiste em vários factores, tais como, o objectivo que o aluno demonstra, se sabe trabalhar em grupo e
colaborativamente e se apresenta uma boa capacidade quanto ao domínio do uso
das TIC. Vemos que estes factores variam consoante o ambiente de aprendizagem e
a sua natureza. Para tal, o educador neste ambiente deve possuir sempre a sua
posição de mediador e moderador, de forma ajudar o aluno. Pois, todos estes
factores vão ajudar a construção dos próprios meios de ensino e do ensino
autodirigido.
Podemos concluir, que cada estudante ao possuir
o seu estilo de aprendizagem individual está a conceber o seu próprio Personal Learning Environments. No
ensino tradicional, embora o ensino não seja individual, existe sempre um
trabalho colaborativo e uma criação de interacção colectiva. Vemos que nos dias
de hoje, as plataformas
digitais possuem um saber partilhado, o que é caracterizado como uma interacção
colectiva, mas para que seja benéfica, deverá ter em conta se a informação desejada
é a mais adequada, para que esta seja administrada no sentido certo e aprendizagem se torne proveitosa.
Bibliografia
Monteiro,
A.;Moreira, A.J.Almeida, A.C. (2012) Educação
Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo
Tirso - Portugal
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