Comentário crítico


        Ao longo deste semestre foi solicitado que procedêssemos à leitura da obra Educação Online e que fizéssemos um comentário crítico sobre um capítulo. Para tal, depois de uma leitura minuciosa aos diferentes capítulos para estudo, pode depreender que o que achei mais pertinente na minha opinião foi o terceiro capítulo de estudo, que é o capítulo VI “Personal Learning environments: um pretexto para repensar a aprendizagem em plataformas digitais”, onde aborda o método de ensino online autodirigido, e onde o aluno através dos “ambientes pessoais de aprendizagem”, realiza a sua própria aprendizagem.
 
        Segundo a autora Augusta Nascimento, as noções de Personal Learning Environments e de Self Directed Learning, são caracterizadas como os próprios meios de ensino e o ensino autodirigido, onde os seus interesses incidem sobre uma aprendizagem online. Para a autora estes conceitos contribuem para o progresso da aprendizagem.

         A aprendizagem fundamentada no conetivismo consiste em vários factores, tais como, o objectivo que o aluno demonstra, se sabe trabalhar em grupo e colaborativamente e se apresenta uma boa capacidade quanto ao domínio do uso das TIC. Vemos que estes factores variam consoante o ambiente de aprendizagem e a sua natureza. Para tal, o educador neste ambiente deve possuir sempre a sua posição de mediador e moderador, de forma ajudar o aluno. Pois, todos estes factores vão ajudar a construção dos próprios meios de ensino e do ensino autodirigido.

Podemos concluir, que cada estudante ao possuir o seu estilo de aprendizagem individual está a conceber o seu próprio Personal Learning Environments. No ensino tradicional, embora o ensino não seja individual, existe sempre um trabalho colaborativo e uma criação de interacção colectiva. Vemos que nos dias de hoje, as plataformas digitais possuem um saber partilhado, o que é caracterizado como uma interacção colectiva, mas para que seja benéfica, deverá ter em conta se a informação desejada é a mais adequada, para que esta seja administrada no sentido certo e aprendizagem se torne proveitosa.



 Bibliografia

Monteiro, A.;Moreira, A.J.Almeida, A.C. (2012) Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal
 
 
 


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