"Os Media na Formação à Distância"- Resumo I


Esta síntese pretende dar uma visão geral sobre a temática “Os Media na Formação à Distância” texto estudado ao longo da actividade C, onde abordaremos a controvérsia existente entre a relação dos media com a aprendizagem, e o impacto que este tem na vida dos alunos, referindo ainda o que é necessário ser feito no ensino individual e o papel da aprendizagem, relativamente ao que é necessário ser feito nesse sentido.
Vemos que com o passar do tempo diversos autores descrevem, a importância dos objectivos de aprender a trabalhar em grupo, quer seja comum ou até mesmo partilhado. Para estes autores as “comunidades de aprendizagem”, apesar de não usarem este termo, caracterizam-no como, uma maneira bastante eficiente do processo de como são edificadas os grupos de aprendizagem.
“(….) A comunidade torna-se um processo, não apenas um lugar (Cannell, 1999), em que a interacção social “estruturada e sistemática”, utilizando meios de comunicação, é essencial para uma aprendizagem de qualidade (...)”(Fahy, 2008, pp 3). Ajudando assim, os grupos a progredirem e desenvolverem-se, os media surgiram assim, como uma forma de possibilitar ao aprendizado, uma aprendizagem individual, limitando assim a distância transaccional.
Para o aluno online a distância transaccional é ressentida de modo distinto, isto é, necessitam de diferentes recursos de interacção, incluindo o auxílio do docente. No entanto, nem toda a interacção é proveitosa, a interacção precisa ser adequada às necessidades do aprendizado, de forma a dar resposta às preferências individuais de ensino.
Enquanto, nos projectos de aprendizagem online, espera-se do aluno um grau de independência e autodomínio alto, na aprendizagem tradicional o mesmo não se sucede, pois depreende-se o aluno como sendo, altamente passivo.
Os alunos do ensino presencial/ensino tradicional, normalmente têm menos sucesso na aprendizagem online, porque o estilo de comunicação acaba por ser pouco combatível, com o seu estilo de comunicação, pois a aprendizagem online, requer uma comunicação em grupo, aprendendo a trabalhar colaborativamente, normalmente os alunos que frequentam este tipo de ensino têm maior maturidade, exercendo assim as suas experiências de aprendizagem, possuindo assim mais qualificações devido as suas experiências, vemos que neste tipo de ensino o professor assume uma postura moderadora, “(…) Uma das principais funções do professor/moderador é a de fornecer a quantidade necessária de estrutura e de diálogo online, através da sua presença no ensino (…)”, “(…) a presença no ensino é a liderança, factor facilitador necessário para indivíduos obterem uma “compreensão significativa” através da interacção e colaboração (…)”(Fahy, 2008, pp. 4-5), no fundo trata-se de uma aprendizagem mais adulta, enquanto no ambiente de aprendizagem tradicional, existe aqui a capacidade de poderem comunicar cara a cara, trata-se uma comunicação simultânea entre professor e aluno.
Podemos depreender ao longo deste texto, que os professores têm diferentes papéis, consoante o tipo de educação que estão inseridos, enquanto a educação online, o professor deve apresentar uma boa experiência com a tecnologia, pois é muito importante, enquanto o mesmo não se sucede no ensino tradicional, a sua experiência como professor a nível de ensino é que conta e não a nível tecnológico, como o ensino online.

Comentário Pessoal
Podemos concluir, que a educação online, quando é comparada com a educação tradicional, são particularmente bastantes importantes, pois adequam-se as necessidades de cada aprendizado, o que visa dar resposta às necessidades da sociedade. No ensino online, o aluno através da utilização de ferramentas e meios tecnológicos de comunicação e informação, vemos que interage em busca da resolução às actividades formativas, cooperando assim, com os colegas de forma a aprender a trabalhar em grupo e colaborativamente, este tipo de ensino é direccionado para adultos, sendo caracterizado num regime de aprendizagem não presencial. Enquanto, que a educação tradicional os alunos estão habituados a serem indivíduos passivos, as estratégias de interacção entre o professor e o aluno, funcionam como um recurso de motivação e apoio, o que permite que haja uma troca de conhecimento e ideias, sendo direccionado mais para um ensino jovem.


Bibliografia

Fahy, Patric J. (2008), As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online., Athabasca Universit (Tradução de: Maria Francisco, Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara Pereira). Texto disponibilizado na Unidade Curricular de Educação e internet, actividade C, acedido em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2609562






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