Esta síntese pretende dar uma visão geral sobre a temática “Os Media na Formação à Distância” texto
estudado ao longo da actividade C, onde abordaremos a controvérsia existente
entre a relação dos media com a aprendizagem, e o impacto que este tem na vida
dos alunos, referindo ainda o que é necessário ser feito no ensino individual e
o papel da aprendizagem, relativamente ao que é necessário ser feito nesse
sentido.
Vemos que com o passar do tempo diversos autores descrevem, a importância
dos objectivos de aprender a trabalhar em grupo, quer seja comum ou até mesmo
partilhado. Para estes autores as “comunidades
de aprendizagem”, apesar de não usarem este termo, caracterizam-no como,
uma maneira bastante eficiente do processo de como são edificadas os grupos de
aprendizagem.
“(….) A comunidade torna-se um
processo, não apenas um lugar (Cannell, 1999), em que a interacção social “estruturada
e sistemática”, utilizando meios de comunicação, é essencial para uma
aprendizagem de qualidade (...)”(Fahy, 2008, pp 3). Ajudando assim, os grupos
a progredirem e desenvolverem-se, os media surgiram assim, como uma forma de
possibilitar ao aprendizado, uma aprendizagem individual, limitando assim a distância
transaccional.
Para o aluno online a distância transaccional é ressentida de modo distinto,
isto é, necessitam de diferentes recursos de interacção, incluindo o auxílio do
docente. No entanto, nem toda a interacção é proveitosa, a interacção precisa
ser adequada às necessidades do aprendizado, de forma a dar resposta às preferências
individuais de ensino.
Enquanto, nos projectos de aprendizagem online, espera-se do aluno um
grau de independência e autodomínio alto, na aprendizagem tradicional o mesmo
não se sucede, pois depreende-se o aluno como sendo, altamente passivo.
Os alunos do ensino presencial/ensino tradicional, normalmente têm menos sucesso
na aprendizagem online, porque o estilo de comunicação acaba por ser pouco combatível,
com o seu estilo de comunicação, pois a aprendizagem online, requer uma
comunicação em grupo, aprendendo a trabalhar colaborativamente, normalmente os
alunos que frequentam este tipo de ensino têm maior maturidade, exercendo assim
as suas experiências de aprendizagem, possuindo assim mais qualificações devido
as suas experiências, vemos que neste tipo de ensino o professor assume uma
postura moderadora, “(…) Uma das principais
funções do professor/moderador é a de fornecer a quantidade necessária de
estrutura e de diálogo online,
através da sua presença no ensino (…)”, “(…) a presença no ensino é a liderança, factor facilitador necessário para indivíduos
obterem uma “compreensão significativa” através da interacção e colaboração (…)”(Fahy,
2008, pp. 4-5), no fundo trata-se de uma aprendizagem mais adulta, enquanto no
ambiente de aprendizagem tradicional, existe aqui a capacidade de poderem
comunicar cara a cara, trata-se uma comunicação simultânea entre professor e
aluno.
Podemos depreender ao longo deste texto, que os professores têm
diferentes papéis, consoante o tipo de educação que estão inseridos, enquanto a
educação online, o professor deve apresentar uma boa experiência com a
tecnologia, pois é muito importante, enquanto o mesmo não se sucede no ensino
tradicional, a sua experiência como professor a nível de ensino é que conta e
não a nível tecnológico, como o ensino online.
Comentário Pessoal
Podemos concluir, que a educação online, quando é comparada com a
educação tradicional, são particularmente bastantes importantes, pois adequam-se as necessidades de cada
aprendizado, o que visa dar
resposta às necessidades da sociedade. No ensino online, o aluno através
da utilização de ferramentas e meios tecnológicos de comunicação e informação, vemos
que interage em busca da resolução às actividades formativas, cooperando assim,
com os colegas de forma a aprender a trabalhar em grupo e colaborativamente,
este tipo de ensino é direccionado para adultos, sendo caracterizado num regime
de aprendizagem não presencial. Enquanto, que a educação tradicional os alunos
estão habituados a serem indivíduos passivos, as estratégias de interacção
entre o professor e o aluno, funcionam como um recurso de motivação e apoio, o
que permite que haja uma troca de conhecimento e ideias, sendo direccionado
mais para um ensino jovem.
Bibliografia
- Fahy, Patric J. (2008), As Características dos Meios de Aprendizagem
Interativa Online., Athabasca Universit (Tradução de: Maria Francisco,
Paulo Sopa, Catarina Oliveira, Liliana Vidal, Maria Clara Pereira). Texto
disponibilizado na Unidade Curricular de Educação e internet, actividade C,
acedido em: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/mod/resource/view.php?id=2609562.
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